BlogBlogs.Com.Br

Seja nosso parceiro! Fale conosco

Fale Conosco

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Pensamento: Frases de um filósofo II


Certa vez ouvi em algum lugar algo que me tocou profundamente. “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”. Achei sensacional. Devo relatar que à época desligava-me de qualquer estudo doutrinário que me fizesse entender o peso da frase. Aliás, pouco dela sabia. Não sabia o seu autor e nem o que pensava. Eu só sabia o óbvio. Claro! Ninguém pode voltar no tempo tentando não errar, no entanto podemos começar agora e mudar nosso futuro. Apesar de óbvio, somente alguém com tanta sabedoria poderia dizê-la com tanta perfeição.

Vivemos cada dia, dormindo e acordando, em busca de uma missão que talvez nem nós sabemos qual é. Digo da missão espiritual e não daquela do dia a dia às vezes egoísta. “Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta”. Temos, então, a possibilidade de todos os dias recuperar o tempo perdido e, ao menos, tentar apagar nossos erros. “A questão mais aflitiva para o espírito no Além é a consciência do tempo perdido”. Não me canso de trazer à baila pensamentos entusiasmantes de um nobre. “Lembra-te sempre, cada dia nasce de um novo amanhecer”. Um dia ruim termina com uma noite para criarmos coragem de enfrentar outro dias que, com tanta força, serão melhores.

Os mais avançados nos estudos da doutrina espírita podem, enfim, me ensinar. Eu não sei o que pensar ou como pensar. Temo as vezes estar pensando algo errado. Tento confiar no meu instinto do que é certo. Conhecendo a angústia posso citar que “tudo que criamos para nós, de que não temos necessidade, se transforma em angústia, em depressão”. A minha busca pelo entendimento correto das coisa me dá forças para acreditar que “a desilusão de agora será a benção depois”.

Dentre as frases atribuídas ao nobre, acredito em boa parte, principalmente nas que nos trazem à realidade da vida. Acredito muito na oração, penso que sou abençoado. Poucas palavras, ditas com fé interminável e a vontade de ficar do lado do bem, acredite, tem um valor inestimável. “No mínimo, a prece nos pacifica para que encontremos, por nós mesmos, a saída para a dificuldade que estejamos enfrentando”.

Devo lembrar-me todo dia, no entanto, que a vida não gira em torno do nosso bem. Seria puro egoísmo eu querer pensar assim e, mentira, se dissesse que não já pensei. O que me conforta é saber que “nem sempre teremos o que desejamos, mas enquanto estivermos ajudando aos outros encontraremos os recursos que precisamos”. Aquela ajuda gratuita que ofertamos a alguém e sempre nos traz uma paz interior é que deve ser reiterada!

Pensamento criado utilizando frases de Francisco Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário