BlogBlogs.Com.Br

Seja nosso parceiro! Fale conosco

Fale Conosco

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Pensamento: Frases de um filósofo


Já dizia um filósofo, a quem tenho muito respeito, que "o corpo existe tão somente para que o Espírito se manisfeste". Bem verdade é o que fora afirmado supra já que "possuímos em nós mesmos, pelo pensamento e a vontade, um poder de ação que se estende muito além dos limites de nossa esfera corpórea".

Aliás, não subestimemos o poder de nossas ações, eis que a Lei da natureza deve ser obedecida. Assim sendo, "a nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação à felicidade que fizermos para os outros". É ação e reação. O pouco que penso me permite dizer que se produzes infelicidade, assim terminarás.

Há quem discorde parcialmente. E quem discorda diz que "o homem é assim o árbitro constante de sua própria sorte. Ele pode aliviar o seu suplício ou prolongá-lo indefinidamente. Sua felicidade ou sua desgraça dependem da sua vontade de fazer o bem". Devo respeitar tal pensamento, embora não entenda-o completamente.

O que eu sei, é que estamos aqui por algum motivo. Me falta estudo para saber detalhadamente qual o critério da nossa missão. Se me permites fazer uma citação, queria dizer que "os homens semeiam na terra o que colherão na vida espiritual: os frutos da sua coragem ou da sua fraqueza". Ora, todos nós temos fraquezas. Porém, o que se busca com qualquer estudo doutrinário é a diminuição delas. Se nos enveredarmos pelo lado do espiritismo, devo dizer que "... é o caminho libertador". Nunca fui tão contundente quanto a isso até agora. Talvez porque tenho coisas a dizer que necessitam desse entendimento.

Ainda falando em fraquezas, “o sinal mais característico da imperfeição do homem é o seu interesse pessoal”. É o mesmo interesse pessoal que faz com que o ser humano inicie, a cada dia, uma busca incansável pelo bem material, mesmo que nessa batalha tenha que ferir alguém, ou até mesmo sua própria consciência.

Ao que penso, não deverá ser condenado sumariamente aquele que errou. Ao menos assim tento pensar. Sábio é quem pensa que devemos “ajudar ao que erra, seus pés pisam o mesmo chão, e, se você tem possibilidade de corrigir, não tem o direito de censurar”.

Sei muito pouco, concordo. No entanto li em algum lugar que “nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei”. Para mim basta.

Pensamento criado utilizando frases de Allan Kardec

Nenhum comentário:

Postar um comentário